O que é PRK ?

 

 



 

 

 

     Para focalizar os objetos que queremos ver, nossos olhos possuem duas estruturas que funcionam como lentes: a córnea (estrutura transparente, como o vidro do relógio, na porção anterior do olho) e o cristalino (lente situada dentro do olho). 

          O PRK (PhotoRefractive Keratectomy = ceratectomia fotorrefrativa) é uma técnica de cirurgia refrativa que consiste na utilização do Excimer Laser para moldar, tornear a córnea. Ele é capaz de torná-la mais plana ou mais curva, de forma a alterar o seu ponto focal, corrigindo o erro refrativo (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

          No PRK, a mudança na curvatura da córnea pode ser obtida através da aplicação direta do LASER na sua superfície, sem a criação de um flap (como é feito no LASIK). A direção e intensidade do LASER é controlado por computador, podendo retirar camadas de tecido com precisão microscópica. É um procedimento aprovado nos Estados Unidos pelo FDA (bem como o LASIK) e no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina.

         Geralmente, a aplicação do laser leva menos de 60 segundo. A anestesia é feita com colírios e o procedimento é indolor. No pós-operatório pode ocorrer algum desconforto que varia em cada pessoa e a visão melhora já nos primeiros dias.